Recolha Seletiva | ERSUC

Recolha Seletiva

Esta recolha é feita por viaturas específicas, algumas compactadoras, equipadas com dispositivos de elevação dos contentores.

 

A ERSUC tem instalados na sua área de ação um total de 5 464 ecopontos, atingindo uma densidade de 168 habitantes por ecoponto.

Todos os pontos de recolha estão georreferenciados e inseridos numa base de dados, que permite compilar a informação necessária à realização de uma gestão adequada da recolha seletiva.

 

ECOPONTOS

 

Um Ecoponto é formado por uma bateria de três contentores de cores diferentes que se encontram distribuídos por todo o litoral centro. Para além dos Ecopontos, a ERSUC tem ainda uma vasta rede de contentores isolados. Eles fazem parte de um processo de recolha selectiva, associado à reciclagem e reaproveitamento dos resíduos.

 

A recolha selectiva é inteiramente da responsabilidade da ERSUC, mas depende da boa vontade das pessoas e é o contributo de todos nós, que faz o processo ter sucesso e resultar na melhoria da qualidade de vida e no incentivo ao desenvolvimento sustentável da região. 

 

A maior parte dos resíduos que nós produzimos são reaproveitáveis através da reciclagem. Temos que separá-los do restante lixo doméstico para serem depois depositados nos Ecopontos. Para facilitar a colocação correta dos materiais nos diferentes contentores do Ecoponto, eles estão divididos por três cores, associadas aos diferentes materiais.