As Estações de Transferência são infraestruturas onde se descarregam os resíduos produzidos em áreas mais afastadas dos CITVRSU, com o objetivo de os preparar para serem transportados num veículo de grande capacidade para um local de tratamento, valorização ou eliminação, de modo a tornar economicamente viável a utilização dos CITVRSU por parte dos municípios mais distantes.
Geralmente para distâncias superiores a 25 km é compensatório optar pela transferência devido aos custos elevados de transporte em veículos de recolha assim como o seu próprio desgaste.
Nas Estações de Transferência são rececionados os resíduos que estão em conformidade com aqueles recebidos e depositados nos CITVRSU da ERSUC. Para além de RU (resíduos urbanos), as Estações de Transferência recebem também, objectos domésticos volumosos fora de uso (“monos”), depositados numa área reservada destinada à recolha selectiva de materiais – Ecocentros
As Estações de Transferência da ERSUC localizam-se em Ossela, Sever do Vouga, Estarreja, Góis, Pampilhosa da Serra, Figueira da Foz e Ansião.