10 OUTUBRO 2018

A ERSUC, Concessionária da EGF no litoral centro, estará presente no evento TechDays, que se realiza em Aveiro de 11 a 13 de outubro.

 

Esta iniciativa é organizada pelo Município de Aveiro e apresenta um programa intenso durante 3 dias onde é possível assistir a conferências, conhecer projetos inovadores e educação para a ciência e gaming, visitar uma exposição onde reina a inovação tecnológica e participar em encontros de negócios.

 

A ERSUC e a EGF patrocinam esta iniciativa e vão apresentar dois projetos de inovação: o projeto A Nossa Casa é um Planeta e a aplicação Recycle Bingo, já disponível na ERSUC.

 

 

 

A Nossa Casa é um Planeta

 

A Ação de Educação Ambiental A Nossa Casa é Um Planeta apresenta 3 filmes especialmente concebidos para serem vistos em planetários itinerantes, com recurso a uma técnica de projeção 360º e com conteúdos adequados a 3 públicos-alvo diferentes: Jardim de Infância; 1º , 2º e 3º Ciclo; Secundário/Adulto.

 

             

 

De maneira inovadora, as ações de sensibilização englobam, além da apresentação dos filmes, jogos sobre a temática ambiental e entrega de materiais pedagógicos que permitem consolidar o conhecimento obtido através de veículo de transmissão de informação. A participação ativa e passiva do público passam a ser, elas mesmas, uma campanha de sensibilização ambiental nacional que pode ser replicada por outras entidades e com fácil efeito multiplicador.

 

As temáticas apresentadas na Ação de Educação Ambiental A Nossa Casa é Um Planeta assentam na Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por conceitos de Reutilização, Restauração e Renovação. De tal maneira, a ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

 

Estes planetários itinerantes encontram-se em digressão por todo o país em eventos e em estabelecimentos de ensino. Os interessados em receber estas ações de sensibilização inovadoras e divertidas devem enviar email para comunicacao@egf.pt

 

App Recycle Bingo

 

A aplicação recycle Bingo é uma APP que promete deixar cada vez mais famílias portuguesas com o bichinho da reciclagem. O Recycle BinGo é uma aplicação, mas funciona como um jogo que torna a experiência da reciclagem muito mais divertida e compensadora. Como?

 

Simples.

 

 

A missão principal do jogo é fazer visitas ao nosso Ecoponto Habitual. Através da geolocalização o nosso Smartphone sabe que nos encontramos perto dele. Ao fazermos check-in desbloqueamos um conjunto de simpáticos bichinhos, os EcoGifts, com os quais vamos preenchendo os nossos cartões BinGo. Cada vez que completamos um cartão ganhamos EcoMoedas – que podemos trocar por ótimos prémios, como bilhetes de cinema, vales de desconto, e muito mais. Além desta missão principal, a aplicação vai lançando missões especiais surpresa com o intuito de melhorar os conhecimentos dos portugueses sobre a reciclagem, manter o envolvimento com o Recycle BinGo e, claro, recompensar os mais amigos do planeta.

 

O Recycle BinGo já está disponível na App Store e no Google Play. E a funcionar nos 36 municípios da ERSUC!

 

Estamos certos de que o Recycle BinGo nos vai ajudar a todos a cumprir esta importante missão. Mas para que tal aconteça é preciso que esta notícia se espalhe. Ajude-nos a espalhar o bichinho da reciclagem.

 

Contamos consigo.

 

Saiba tudo sobre o jogo mais amigo do planeta em: www.recyclebingo.pt

 

Sobre os TechDays

A tecnologia faz parte do nosso dia-a-dia desde o início da humanidade: ferramentas em pedra, o controlo do fogo, as primeiras peças de vestuário, a álgebra, os transístores e muitos outros exemplos. Grandes sonhos, aspirações visionárias, fracassos inabaláveis e a capacidade de nos superarmos, levou a humanidade a grandes inovações. A humanidade enfrenta hoje grandes mudanças tecnológicas que trespassam todas as gerações. A revolução tecnológica está presente em tudo que fazemos. Faz parte das nossas vidas. A inovação está a mudar a forma como fazemos negócios, a sustentar a criação de novas indústrias e a transformar a sociedade em que vivemos, a uma velocidade acelerada. Mas, todos esses desafios trazem, também, novas oportunidades.