Este serviço inclui a distribuição de sacos especiais, de diferentes cores (azul para o papel e cartão, amarelo para as embalagens de plástico e metal e verde para as embalagens de vidro), distribuídos pelos estabelecimentos comerciais e posteriormente recolhidos pela equipa da ERSUC. A grande vantagem desta modalidade reside no facto de não ser necessário muito espaço para armazenar os resíduos produzidos.
A recolha porta-a-porta é um serviço gratuito, realizado de segunda a sábado em horários pré estabelecidos, é feita por dois operadores, em dois turnos diários e efetua-se por circuitos predefinidos ou por solicitação pontual através do número de telefone gratuito da Linha da Reciclagem 800 911 400.
Apesar de ainda se verificar que existe muito material reciclável que não é objeto de separação pelos comerciantes, tem havido uma evolução muito positiva na quantidade de resíduos proveniente destas recolhas, nomeadamente na quantidade de papel e cartão recolhida.
Em termos ambientais é um serviço que apresenta uma forte mais-valia, pois encaminha para reciclagem resíduos que até então não eram valorizados, em termos económicos, permite que haja uma redução efetiva na tarifa do tratamento de resíduos suportados pelo município.
Este serviço de recolha seletiva de proximidade já está implementado em 18 municípios da área de intervenção da ERSUC.
Apesar dos custos associados a este serviço serem manifestamente superiores aos custos associados à recolha seletiva de ecopontos, este serviço permite que haja um acréscimo de material recolhido seletivamente, o que irá contribuir para o atingimento das metas de reciclagem previstas no PERSU2020.