A ERSUC assegura a recolha seletiva nos 36 Municípios da sua área de ação, quer através da recolha seletiva dos ecopontos, quer através da recolha porta a porta do comércio e serviços de alguns municípios da sua área de ação.
A recolha seletiva dos resíduos depositados nos ecopontos está organizada por circuitos, cuja recolha é feita independentemente para cada material. Cada circuito realiza-se de acordo com uma frequência pré estabelecida, tendo em consideração o número de contentores de cada circuito e a sua produção.
Esta recolha é feita por viaturas específicas, algumas compactadoras, equipadas com dispositivos de elevação dos contentores.
A ERSUC tem mais de 12 000 contentores de recolha seletiva instalados na sua área de ação.
Todos os pontos de recolha estão georreferenciados e inseridos numa base de dados, que nos permite compilar a informação necessária à realização de uma gestão adequada da recolha seletiva.
Ecopontos
Um Ecoponto é formado por uma bateria de três contentores de cores diferentes que se encontram distribuídos por todo o litoral centro. Para além dos Ecopontos, a ERSUC tem ainda uma vasta rede de contentores isolados. Eles fazem parte de um processo de recolha selectiva, associado à reciclagem e reaproveitamento dos resíduos.
A recolha selectiva é inteiramente da responsabilidade da ERSUC, mas depende da boa vontade das pessoas e é o contributo de todos nós, que faz o processo ter sucesso e resultar na melhoria da qualidade de vida e no incentivo ao desenvolvimento sustentável da região. É necessário por isso continuar a ter um litoral centro limpo e um melhor futuro ambiental.
A maior parte dos resíduos que nós produzimos são reaproveitáveis através da reciclagem. Temos que separá-los do restante lixo doméstico para serem depois depositados nos Ecopontos. Para facilitar a colocação correta dos materiais nos diferentes contentores do Ecoponto, eles estão divididos por três cores, associadas aos diferentes materiais.