24 DE NOVEMBRO, 2023

A ERSUC e a Câmara Municipal (CM) de Coimbra apresentaram hoje, dia 24 de novembro, o projeto piloto de recolha seletiva de resíduos para reciclar no modelo porta-a-porta no concelho de Coimbra. A ERSUC vai iniciar a recolha seletiva porta-a-porta em 8.333 moradias do concelho, sendo que, neste primeiro momento, a campanha só se irá realizar em algumas freguesias da zona Norte, avançando posteriormente a sua expansão a outros locais. A apresentação contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do vereador do Ambiente, Carlos Matias Lopes, e do presidente do Conselho de Administração da ERSUC, Miguel Lisboa.

 

Este projeto irá contribuir para uma melhor gestão dos resíduos domésticos, através do encaminhamento desses resíduos para as fileiras da reutilização e da reciclagem. Na sua fase inicial, irá incidir sobre 8.333 moradias, agregadas em dois circuitos distribuídos pela União de Freguesias Souselas e Botão, União de Freguesias Trouxemil e Torre de Vilela, União de Freguesias de Antuzede e Vil de Matos, Freguesia de Brasfemes e União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades. Depois, o objetivo é que este projeto se estenda ao resto do concelho, de forma que Coimbra possa caminhar para ser um “município zero resíduos”, tal como referiu o presidente da autarquia, José Manuel Silva.

 

Com o objetivo de mobilizar a população, a ERSUC vai distribuir de forma gratuita contentores de 120 litros para a reciclagem de papel/cartão (tampa azul), embalagens de plástico/metal/pacotes de bebida (tampa amarela) e embalagens de vidro (tampa verde), a localizações que tenham condições para integrar o modelo de recolha seletiva porta-a-porta. Os contentores são depois recolhidos pela ERSUC, de acordo com um calendário semanal estabelecido. Este calendário identifica a tipologia de resíduo recolhido, o dia e a hora da recolha de cada recipiente.

 

A par da entrega de contentores e da distribuição do calendário de recolha, a ERSUC vai ainda sensibilizar a população para a importância da reciclagem e para a adoção de comportamentos sustentáveis, através de uma equipa que vai percorrer o território de desenvolvimento do projeto.

 

Esta iniciativa traduz um investimento de 561.727 euros em 24.999 contentores de 120 litros, e de 902.500 euros com a aquisição de 5 viaturas de 19 toneladas, num investimento global de 1.464.227 euros.

 

O desenvolvimento deste projeto reforça o compromisso da ERSUC de continuar a aumentar as quantidades de resíduos recicláveis recolhidos seletivamente na região, com o apoio da população, juntas de freguesia e municípios, para, em conjunto, alcançarem as metas nacionais de envio de resíduos para reciclagem.